quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

O melhor investimento para 2017

Já sabe qual será o melhor investimento financeiro para o ano de 2017? Então descubra!


E aí, quer saber qual o melhor investimento para 2017? Ficou curioso? Então leia este artigo, vai ser rapidinho, eu prometo! Aqui veremos as melhores opções de investimento para 2017 ser diferente!
Todo ano fazemos promessas ousadas de mudar de vida, e boa parte delas se refere à vida financeira! E aí, quer mesmo mudar essa situação!
Erro #1 dos investimentos
O maior erro é achar que poupar pouco não vale a pena, não faz diferença, então é melhor gastar logo tudo que ganhamos! Não faça isso, poupar pouco é melhor do que não poupar nada! O tempo e os juros são excelentes aliados no processo de construção de riqueza!
Mas qual o melhor investimento para 2017?
Já que decidimos poupar e fazer o 2017 diferente, precisamos decidir onde colocar este dinheiro, investindo na melhor opção! Entendo que 90% do nosso patrimônio deve ser investido em ativos seguros, principalmente do tipo renda fixa! Dessa forma teremos sempre liquidez e previsibilidade nos resultados, melhorando a rentabilidade com investimentos em ações e outros ativos mais arrojados.
Mas qual o melhor investimento para 2017 quando falamos de renda fixa?
Vamos analisar as opções:
LCA e LCI:
LCA e LCI são ativos com rentabilidade vinculada ao CDI e isentos do Imposto de Renda na Fonte. Mas essa isenção acaba sendo neutralizada com um repasse a menor da rentabilidade ao investidor. Via de regra, tais opções são oferecidas com rentabilidades de 85% do CDI, percentuais melhores estão vinculados a condições muitas vezes desfavoráveis. Além disso, a tendência para o CDI daqui para a frente não é nada boa! A razão para isso é simples, o CDI está diretamente relacionado ao índice da SELIC, assim, como a taxa básica está em tendência de queda, o CDI também acompanhará esse movimento, reduzindo a rentabilidade dos produtos vinculados ao CDI.
Mas e aí, qual o melhor investimento para 2017?
CDB e Fundos de Investimento:
Assim como as LCI e LCA, os CDB e Fundos estão, em sua maioria, vinculados ao CDI, mas dessa vez com um percentual maior, mais próximo dos 100% do CDI quando falamos de um bom fundo ou CDB, além de estarmos garantidos pelo FGC. Mas, conforme comentei, aqui também estão vinculados a um indicador que está em tendência franca de queda, devendo ser evitado! Salvo se o CDB for prefixado ou indexado ao IPCA, não vejo como uma boa opção para 2017 esse tipo de produto!
Mas e aí, qual o melhor investimento para 2017?
Poupança:

Sem comentários, a poupança é um péssimo investimento em qualquer circunstância!

Mas e aí, qual o melhor investimento para 2017?
Debêntures:
Aqui temos algo interessante, mas muito arriscado! Além da baixa liquidez, as debêntures possuem um elevado risco de crédito, podendo resultar num calote! Assim, se optar por comprar debêntures, escolha muito bem o emissor e atente para o prazo de vencimento, pois dificilmente você conseguirá vendê-la rapidamente.
Mas e aí, qual o melhor investimento para 2017?
Tesouro Direto:

Tá aí meu investimento predileto, e minha aposta para o ano de 2017! Tenho certeza que o Tesouro será o melhor investimento de 2017, principalmente em relação aos prefixados e aos indexados! E o melhor de tudo é que a melhor rentabilidade vem acompanhada do menor risco de todo o mercado, parece até brincadeira! Com a tendência de queda dos juros, os títulos públicos prefixados e indexados ao IPCA que forem comprados a taxas interessantes poderão obter uma excelente rentabilidade a mercado (venda antecipada), e garantir uma ótima rentabilidade até o vencimento!
O tesouro Selic também é uma boa opção, mas para quem procura liquidez, segurança e por um prazo mais curto, já que os prefixados tendem a oferecer uma melhor rentabilidade num horizonte de médio e longo prazos!
Bolsa:

A bolsa foi um bom investimento no ano de 2016, mas será mesmo que 2017 vai ser tão bom assim? Primeiro temos que perceber que a bolsa vem muito mal desde 2012, e 2014 e 2015 foram especialmente ruins para este tipo de ativo. Com uma base muito deprimida pela crise política, após o impeachment estes ativos valorizaram muito, corrigindo algumas distorções. Mas será que realmente 2017 vai ser um ano de crescimento que melhorará o lucro das empresas? Os economistas, e eu compartilho desta opinião, pensam que não!
Não vejo espaço para resultados bons nos balanços e DREs das empresas neste ano, de modo que não vislumbro grandes valorizações para os ativos negociados na bolsa! Acredito que diversificar é interessante, mas eu aposto mesmo é nos prefixados! 
E aí, qual a sua opinião?
Qual o melhor investimento para 2017 pra você?
Compartilhe comigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário